K2 – Sulfatador ou pulverizador em cobre de mochila para aplicação, por aspersão, de tratamentos fitossanitários na vinha.
L2– Torpilha, aparelho para enxofrar vinhas, composto de um depósito de enxofre e de um fole que expulsa o mesmo enxofre por meio de uma agulheta.
M2– Cântaro em talha de madeira, a sua construção é idêntica aos pipos ou barris, é totalmente executada em madeira (ripas), unidas por compressão por meio de anéis. Utilizado para transportar a calda de enxofre e vazar nos pulverizadores.
N2 – Esmagador ou desengaçador manual em madeira, não provoca o esmagamento total do bago, mas sim o rebentamento da película, para que o sumo da uva o mosto fique disponível para a fermentação.
O2 – Dorna recipiente de aduela, largo e sem tampa, para pisar as uvas. A sua construção é idêntica aos pipos ou barris, é totalmente executada em madeira (ripas), unidas por compressão por meio de anéis. Devido ao seu tamanho, permite pisar pequenas porções de uvas, para produção de determinadas castas.